O canto na capoeira

Não sabemos ao certo quando o canto foi introduzido na capoeira. Contudo, nas manifestações afro-descendentes, cantar é dar continuidade a um processo que remete aos antepassados.
Da mesma forma que o ritmo no candomblé coordena os passos do orixá, na capoeira não é diferente. Cabe ao ritmo dar o tom do jogo. E normalmente os jogadores “vadeiam” atentos ao que a bateria pede.
A música tem o poder de encantar e fazer com que a roda se contagie, e isso influi diretamente no jogo. Do cantador se espera a capacidade de entender o momento certo de fazer a roda “subir” ou “descer”. Ou seja, cantadores versados conseguem cantar o jogo, aumentando ainda mais a relação canto, jogador e jogo.
Os instrumentos: berimbau, pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque, quando bem tocados, facilitam essa relação. É importante lembrar que a consciência do papel que cada tocador deve desenvolver durante a roda é que irá ajudar no crescimento do todo, e isso chamamos de harmonia. A harmonia da bateria reflete diretamente no jogar. Com isso, chegamos à conclusão de que, dentro da capoeira, não há dissociação entre movimento e música, os dois são um só.

Nessa apostila, atentaremos para os cantos antigos, que vem perdendo espaço para novas músicas. Entendemos que a capoeira é uma cultura dinâmica e está em constante transformação. No entanto, essa cultura se alimenta diretamente do passado, e encontra nele os subsídios para construir um presente melhor e congruente com os ensinamentos deixados pelos mais velhos.

Ladainha

Canto inicial, que possui um tom lento(chorado). É precedido de um grito: “Iê”. Esse grito é o sinal de que a roda vai começar. Agachados ao pé do berimbau, os jogadores escutam atentamente ao que está sendo cantado.


Maria

Essa história vem de longe

Lá das bandas do sertão

Em meio de tanta guerra

Existiu uma paixão

Ela é Maria Bonita

Maria de Lampião

Seu amor foi como faca

Foi fundo no coração

Lampião homem danado

Dela foi o protetor

Mas na guerra do cangaço

Maria também lutou

Maria foi grande exemplo

Do que é o verdadeiro amor

Minha mão chama Maria

Foi ela quem me criou.



Autor: Leandro Bicicleta





Louvação

Canto que vem após a ladainha. Consiste em chamadas(cantador) e respostas(côro), onde vários elementos são exaltados. Também não se joga nessa fase do canto.

Iê viva meu mestre

Iê viva meu mestre, camará.

Iê quem me ensinou

Iê quem me ensinou, camará

Iê volta do mundo

Iê volta do mundo, camará

Iê galo cantou

Iê galo cantou, camará





Corrido

Canto que vem após a louvação. Consiste em chamadas(cantador) e respostas(côro), onde há diversos improvisos. Quando cantado, é o sinal de que os jogadores podem iniciar a movimentação.



Sai, sai, Catarina

Saia do mar venha ver Idalina

Sai, sai, Catarina

Vem correndo pra ver as meninas

Sai, sai, Catarina

Jogo de angola é pra baixo e pra cima




Ladainhas diversas

Eu vou ler o B-A-Bá
B-A-Bá do Berimbau
a moeda e o arame
com dois pedaçoes de pau
a cabaça e o caxixi
aí está o berimbau
Berimbau é um instrumento
que toca numa corda só
vai tocar São Bento Grande
toca Angola em tom maior
agora acabei de crer
o Berimbau é o maior




Sou filho da cobra verde
Sou filho da cobra verde
Neto da cobra coral
Quem quiser saber meu nome
Meu veneno é de matar
Valha-me Deus Nossa Senhora
Mãe de Deus o Criador
Nossa Senhora me ajude
Nosso Senhor me ajudou

Tamanho não é documento
isso eu vou lhe provar
Meu mestre bateu de sola
Num crioulo de assombrar
Apesar de muito baixo
nunca levou prejuízo
Ele disse pro Diabo
De ajuda não preciso
Essa peleja se deu
na Ladeira da Lapinha
Entre o Diabo malvado
E o meu Mestre Pastinha
Essa história meu colega
Ele contou prá mim
No lugar que eles brigaram
nunca mais cresceu capim



Na Ladeira do Tengó
Passa o boi o carro chia
Delata torna amarrar
Os cabelos de Maria
Oração do braço forte
Oração de Sao Mateus
Na hora do meio dia
Quem pode comigo é Deus


Maior é Deus
Maior é Deus
Pequeno sou eu
Tudo que eu tenho
Foi Deus que me deu
Na roda da capoeira
Grande pequeno sou eu, Camara



Corridos diversos

Apanha a laranja no chão Tico-Tico (côro)
Se meu amor for embora eu não fico


Apanha a laranja no chão tico-tico

Apanha com a mão, com o pé ou com o bico

Apanha laranja no chão tico-tico

A saia dela é de renda é de bico



Jogo de dentro, jogo de fora (côro)
Jogo bonito esse jogo de angola

Jogo de dentro, jogo de fora

Jogo manhoso esse jogo de Angola

Jogo de dentro, jogo de fora

Valha-me Deus, salve Nossa Senhora



Vai você, vai você (côro)
Dona Maria, como vai você?

Vai você, vai você

Joga bonito que a gente quer ver

Vai você, vai você

Jogo manhoso é que eu quero ver



Dona Maria do Camboatá (côro)
Chega na venda e manda botá

Dona Maria do Camboatá

Ela chega na roda e começa a jogar

Dona Maria do camboatá

Se tiver tudo errado ela manda parar

Dona Maria do Camboatá

É do camboatá, é do Camboatá



Vou dizer ao meu sinhô
Que a manteiga derramou
(côro)
A manteiga não é minha

A manteiga é de Ioiô

Vou dizer ao meu sinhô
Que a manteiga derramou

A manteiga do patrão

Caiu no chão, derramou

Vou dizer ao meu sinhô
Que a manteiga derramou



Pé de lima, Pé de limão

O amor é meu tão dizendo que não (côro)

O amor é meu tão dizendo que não

Olha lá pé de lima, pé de limão

Pé de lima, Pé de limão

O amor é meu tão dizendo que não

Olha eu digo que sim, ela me diz que não

Olha lá pé de lima, pé de limão



Vou vender côco, Sinhá (côro)

O côco maduro vem do Paraná

Vou vender côco, Sinhá

O côco maduro tu pode ralar

Vou vender côco, Sinhá

Vou vender pra Ioiô, vou vender pra Iaiá